SOBRE O ROSIER | PROJETO 7 CUMES | PALESTRAS | NOTÍCIAS | NA MÍDIA | CONTATO 

17/04/2015
Diário de Bordo

Rosier em treinamento na Cascata de Gelo

15 de abril
Nosso terceiro dia no campo base e o nosso Puja, solenidade budista, onde pedimos uma bênção aos deuses da montanha e pedimos também licença para escalar a montanha. É um momento solene, um Lama sobe até o campo base para este momento, onde temos uma solenidade privativa da nossa expedição. Eu mesmo não sendo budista, consigo mergulhar neste momento e pedir uma luz divina que me traga força, sabedoria e disciplina. Sinto que cada um, de acordo com suas crenças, pede uma luz neste momento. O clima continua ruim, cai neve e mesmo quando para por alguns momentos, o tempo continua fechado, o dia é abafado e a temperatura chega a ser agradável apesar da neve, mas as noite e madrugadas continuam muito frias.
À tarde fizemos nosso primeiro treino, todos os equipamentos foram checados mais uma vez, vimos e revimos exaustivamente o uso da cadeirinha, nós, mosquetões, jummar, capacete, etc e em seguida fizemos uma caminhada no glaciar andando de crampons e em planos inclinados para que todos se familiarizem com o uso desta ferramenta. Tudo isso foi feito embaixo de muita neve e com visibilidade muitas vezes bem reduzida.

16 de abril
Hoje após o café da manhã fizemos um novo treino, desta vez utilizando os equipamentos de forma prática simulando uma parede de gelo com transferência de cordas, inicialmente com luvas finas, depois com luvas grossas e finalmente com os mitones (luvas para frio extremo onde os quatro dedos ficam juntos). Hoje à tarde fizemos nosso primeiro treino para travessia nas escadas sobre as gretas e subidas em paredes de gelo.

17 de abril
Repetimos o treino com maior intensidade e dia 18 será de repouso e luto, será o aniversário de um ano da grande avalanche que matou os 16 sherpas. Dia 19 vamos até a metade da cascata de gelo, atravessaremos diversas escadas sobre as gretas e retornaremos ao campo base e dia 20, finalmente subiremos ao primeiro acampamento avançado. As comunicações ainda continuam bem complicada, o sinal de satélite é muito instável e a internet oscila demais, a noite tem ficado totalmente fora do ar e durante o dia funciona por poucas horas, por isso a irregularidade das nossas informações, porém, consideramos que estamos no Everest, isso é um avanço.
Em breve retornaremos com mais informações.

Namastê
Rosier Alexandre e Davi Saraiva
+55 (85) 98814.0753
+55 (11) 96361.3177
danubia@rosier.com.br