SOBRE O ROSIER | PROJETO 7 CUMES | PALESTRAS | NOTÍCIAS | NA MÍDIA | CONTATO 

22/04/2015
Rosier sobe para Campo1

Treinamento nas paredes de Gelo

Relato da expedição

Domingo 19/04
Hoje foi mais um dia de treinamento, amanha devemos treinar mais um dia. Ontem ocorreram diversas avalanches e uma deles atingiu algumas escadas na cascata de gelo e com isso nossa subida foi adiada, enquanto isso faremos treinamento mais uma vez nas paredes de gelo de glaciar ao lado do campo base. Possivelmente subiremos em dois dias.

Segunda dia 20/04
Subida no Ice Fall, na madrugada senti um pouco o meu tornozelo esquerdo. Quando o dia amanheceu tive dificuldade para colocar a bota mas achei que quando aquecesse a dor passaria. Na subida senti a dor aumentando, na descida a dor foi ficando insuportável, tive dificuldade para descer e até quase não conseguir andar para chegar de volta ao Campo Base, era uma dor extrema. Cheguei ao campo base me apoiando na piqueta e imediatamente nossa medica me examinou, imobilizou o pé e me deu um ante inflamatório e fez compressa com gelo. Fiquei apreensivo com medo que fosse algo grave, o que achei mais estranho é que deve ter sido causado pelo esforço da escalada do dia anterior onde precisamos chutar forte para fincar os crampons no gelo duro e eu só fui perceber a lesão no dia seguinte.

À tarde enquanto eu estava deitado com o pé imobilizado e com compressa, Davi ligou a câmera e me pediu para falar o que estava sentindo, só consegui chorar. Doía muito o tornozelo, mas doía ainda mais era a possibilidade de um fim para expedição. Por muito menos vi companheiros serem obrigados a cancelar suas expedições por pequenas lesões como a minha.

Fiquei quietinho e em pouco tempo já senti alguma melhora, claro que este alivio era causado pela medicação e precisarei continuar o tratamento, por sorte amanhã (21/04) será um dia de repouso pleno.
À noite tivemos um jantar especial, Garrett, nosso guia, disse que todos mereciam isso pelo grande esforço no treinamento na cascata de gelo.

Terça 21/04
Fiz repouso absoluto para recuperação da lesão.

Quarta dia 22/04
Mais um dia de treinamento para os colegas da expedição, eu fiquei eu em repouso, apesar do meu tornozelo parecer 100% recuperado, meu guia orientou-me a permanecer de repouso mais um dia. Às 16h nos reunimos para checar os equipamentos que irão para o Campo 1 e às 2h da manhã, no Nepal (17h45min hora de Brasília) partiremos para o primeiro acampamento avançado que fica acima da cascata de gelo. 

Nesta madrugada será o primeiro dia que vou me separar do Davi durante a expedição, enquanto subirei ele permanecerá no campo base, só voltaremos a nos ver daqui 5 dias, neste intervalo nossa comunicação será por rádio.

Logo que possível, voltaremos a dar noticias.
Namastê

Rosier Alexandre e Davi Saraiva
+55 (85) 98814.0753
+55 (11) 96361.3177
danubia@rosier.com.br